DINÂMICA DE VISÃO COMPARTILHADA e Gestão de Mudanças

PALESTRA, WORKSHOPS E CURSOS

WORKSHOP:

“DVC” = DINÂMICA DE VISÃO COMPARTILHADA - é uma proposta de trabalho conjunto, resultante do aprendizado com algumas experiências utilizando a "CBF"(*)  -  em conjunto com as abordagens das “Organizações Que Aprendem”, da “Investigação Apreciativa”, e da “Ecologia Interior”  - , e adaptada para um workshop mais compacto, de 8h (a versão original da CBF é para cerca de 3 dias).

(*)A Conferência de Busca de Futuro (CBF) é uma metodologia poderosa, utilizada na construção de estratégias, diretrizes, planos de ação e guias para o futuro de organizações. A CBF é realizada por meio de um trabalho participativo e de aprendizado coletivo, promovendo a descoberta de uma base comum e o comprometimento público para a concretização dos projetos.

A CBF presta-se a formular uma visão de futuro inspiradora a partir da descoberta de bases comuns a todos os segmentos que compõem um determinado sistema, seja uma empresa, um órgão do governo, uma instituição educacional ou mesmo um tema que afeta uma comunidade, como por exemplo, segurança, transporte, energia ou prestação de um serviço.

O objetivo geral é trabalhar o terreno comum, ao invés da administração de conflitos. A ideia é deixar de lado as diferenças e concentrar os esforços em ações baseadas em objetivos comuns. Isto significa reconhecer e respeitar diferenças e não tentar conciliá-las. A partir de uma visão sistêmica de acontecimentos relativos à atuação da organização / instituição  -  atividades, realizações, desafios e oportunidades do momento, verificar como isto se relaciona com o histórico e com um futuro desejável. Assim os objetivos do workshop são:

GESTÃO DE MUDANÇAS

Ao encontrar a Visão Compartilhada, motivadora e cheia de desafios para o grupamento que vai implementá-la, torna-se necessário estabelecer um 'modo de transição' para facilitar o processo de mudança.

O objetivo das atividades e apresentação dos fundamentos de gestão de mudanças (no workshop e nos cursos) é propor meios de lidar com 'mudança' com criatividade — uma das grandes contribuições para se manter a qualidade — transitando entre a "zona de conforto" e a "zona de oportunidades", e aproveitar a oportunidade de se conectar com o ambiente inteiro: o MEIO AMBIENTE (o mundo exterior), e o 'outro meio', o mundo individual das múltiplas percepções, emoções e idéias.

Organizações sintonizadas com inovações vivas e produtivas, alinhadas com uma visão sistêmica de vida e um futuro sustentável sabem que não existem respostas prontas e programadas para os desafios que precisam ser enfrentados, e a essência está em querer aprender.


OBJETIVOS:

Opção workshop vivencial: duração de 12 horas, para grupos de 10 a 40 pessoas;

Opção curso: encontros semanais, em módulos de 3 meses, envolvendo os vários aspectos do processo de mudança.

PÚBLICO ALVO:
quem está sentindo a pressão para mudar radicalmente ou transformar o modo de vida, seja em processos pessoais ou profissionais;

08/04/2010


Comentários:

  1. Elaine

    Olá!

    Em São Paulo, verifique a programação no Dragon Energy Center  - www.dragonenergycenter.com
    Ou mande um imêiu para saber novidades em Campinas.

    abraços

  2. tania viana bastos

    Desejo ficar informada de curso e palestras sobre ecologia interior,e gestão de mudanças.



    grata.2º e-mail projetoportalvioleta@bol.com.br

  3. Ismael Salomão Junior

    Olá, Elaine

    Gostei muito de sua home page, simples e com conteúdo. Gostaria de receber informações sobre os cursos em Campinas.

    Obrigado


Comente esse assunto:

CAPTCHA